Uma forma simples de se oferecer inscrição por email é através do FeedBurner, só que você deve habilitar essa opção, bom, continue lendo, vamos revelar a você como configurar tudo passo a passo.
Para quem não sabe, o FeedBurner era um serviço independente que foi adquirido pela Google, então para você ter acesso ao FeedBurner, basta ter uma conta no google. Bem, vamos ao step by step:
Colocar inscrição por email no site: Passo a Passo
1- Entre no site http://feedburner.com/Caso você não esteja logado em alguma conta Google, você será redirecionado para uma página de login, efetue nessa hora seu login
2- Após logar, na próxima tela, olhe para o cato superior direito, procure ali por um menu escrito Languages, clique e selecione o Português, isso vai ajudar os english newbies.
3- No campo “Queime um feed agora mesmo. Digite o endereço do seu blog ou feed aqui:” coloque seu endereço do rss, seja do site ou blog. Do Profissionais Web é http://fazer-site.net/rss por exemplo. Caso você ofereça [wiki]PodCast[/wiki], marque aquela opção, sou um podcast alí do ladinho do campo citado acima.
4- A próxima tela, caso seu rss foi encontrado com sucesso, vai pedir um título para o feed e um nome único que será utilizado pelo FeedBurner, geralmente o sitema preenche pra você esses campos, e não é necessário fazer mudanças. Clique em Próximo.
5- Na próxima tela, você verá uma mensagem de congratulação “Congrats! Your FeedBurner feed is now live. Want to dress it up a little?”, clique em Próximo.
6- Na próxima tela, pode dar um clique em Próximo e seguir para o próximo passo.
7- Bom, agora você vai entrar numa página mais bonitinha, com os menus “Analizar, OPtimizar, Publicar, Monetizar, Troubleshootize” e com uma mensagem “You have successfully updated the feed “Profissionais Web”", agora vamos ao que interessa, para isso clique no menu Publicar
8- Será aberto nessa página um menu lateral com várias opções, clique em “Email Subscriptions”, na próxima tela cliquem em “Ativar” para ativar esse recurso.
9- Na próxima tela altere a linguagem para Português, isso caso seus leitores sejam do país que sediará as olimpíadas de 2016, é claro. Repare que existem aí dois campos de códigos, o primeiro é para você oferecer um campo de cadastro, como um form, onde o usuário digita o email dele e se inscreve, já o segundo campo de código é pra quem quer oferecer um link, clicando nesse link o usuário será redirecionado pra uma página de assinatura por email. Bom, veja qual se enquadra melhor ao que você precisa, copie o código e cole em seu website ou blog. Para usuários do wordpress, podem colocar esse código da seguinte forma, no painel do wordpress, clique em Aparência >> Widgets, insira um Widgets de Texto e apenas cole o código dentro desse widget e pronto. Ainda nessa tela tem um campo “Envie-me um email sempre que alguém se descadastrar (será enviado para o email do remetente).”, marque esse campo para receber um email quandos assinantes via email interromperem a assinatura de novidades via email do teu site. Após isso clique no botão Salvar para, de fato, salvar as alterações.
10- Lembre que toda a inscrição deverá ser confirmada pelo dono do email, por isso um link de confirmação sempre será enviado para o email e será necessário que o usuário clique no link enviado no email para que ele ative a inscrição de novidades por email oferecida pela dobradinha FeedBurner / Google. Um detalhe é que a mensagem de confirmação é padrão e é english, vamos ver no passo seguinte como editar isso manualmente.
11- Quando você clicou no menu lateral “Email subscriptions“, caso não tenha percebido, foi aberto um submenu lateral com essas opções “Subscription Management, Communication Preferences, Email Branding, Delivery Options”, cliquem em Communication Preferences.
12- Na próxima tela você poderá editar a notificação de confirmação que será enviada para o usuário que se inscrever no seu site. Altere o Assunto do email de confirmação, e também o Corpo do email de confirmação, feito isso clique em Salvar. Ah, um detalhe vital, quando for editar o Corpo do email de identificação você não pode alterar isso “${confirmlink}”, isso é uma espécie de identificador que será substituído pelo link de confirmação da assinatura, se você alterar isso, os usuários não vão receber o link de ativação, ou seja, será um desserviço.
13- Clicando no menu “Email Branding” você tem opções para configurar seu logo, cores padrões para serem usadas no email, etc.
14- Clicando em “Delivery Options” você tem opção de definir o horário que as novidades devem ser enviadas para os assinantes.
Colocar inscrição por email no site: Conclusão
Uma vantagem de se utilizar esse sistema de inscrição por email do FeedBurner é que ele envia os email pra você, e, que eu saiba ao menos, não há um limite pré definido de inscrições, ou de envios de emails, o que é bem verdade nos servidores de hospedagem não dedicados ou semi-dedicados. Por exemplo, se você tem 2000 inscritos para receber emails, você encontraria problemas se fosse pra enviar esses emails a partir de seu hosting, isso porque existe um limite padrão que varia de 300 a 600 emails por hora quando se fala de hospedagem web compartilhada, o que te levaria a procurar soluções paralelas ou ainda a migrar seu site para um dedicado ou vps, o que também é dispendioso, não é mesmo? Pensando dessa forma, podemos dizer que o FeedBurner é uma espécie de salvador da pátria e que tem muito a dar ainda, principalmente aqui no Brasil, onde a maioria esmagadora dos usuários, sim assinam, mas não acompanham a esmo suas assinaturas de rss. Eu mesmo, só leio os Rss que assino quando dá, já meu email eu leio todo dia, chova chuva ou faça sol, ocorrendo o empitchman de Obama ou não, e tenho certeza que assim como eu, milhares por Brasil, ou melhor, por esse mundo a fora, fazem o mesmo. Percebem como que a inscrição por email tem muito mais potencial que suas alternativas paralelas?Gente, ta ai o manual de sobrevivência pra você colocar uma inscrição por email em seu site de forma fácil e no stress. Espero que se mantenha vivo, até a próxima.
0 comentários:
Postar um comentário